Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Exu pomba gira




Um mistério envolve os exus, mas também a ignorância macula essas falanges com muito preconceito.

As imagens dos exus costumam ter rabo, chifres e um aspecto bizarro como se eles fossem demônios ou próprio.Na verdade, o exu na umbanda tem uma função muito bonita: exercer o karma, limpar os miasmas ruins da Terra. Como se fossem garis, agentes ambientais. A Umbanda respeita certas hierarquias e, cada espírito guia, tem sua função dentro do terreiro e no plano espiritual.

Os verdadeiros exus não são PROSTITUTAS DESENCARNADAS. Não precisam incorporar e ficar rebolando com expressão vulgar. Isso não existe! Aliás, na Umbanda- os espíritos são reconhecidos pelo seu ponto firmado e pela falange. Ex: falange dos pretos velhos. Mas nem sempre o preto velho foi escravo em outra vida ou mesmo de cor negra. Nós, espíritos em evolução, tivemos e vamos ter várias vidas até nos purificarmos.

Um exu pombagira pode ter tido uma vida passada como prostituta ou cortesã, mas isso não significa necessariamente que exu pombagira foi pomba gira. Algumas são da falange dos ciganos. São alegres e ,geralmente, através da visão espiritual nos aparece com uma aparência muito bonita. Uma aparência espiritual formosa tende a passar que é um espírito bom, mas nem sempre. Os espíritos podem falsear e , então, fique de olho. O espírito - tem que ser reconhecido pela atitude, pelas palavras e o que ele ensina. Cautela aonde você vai e observe o que a entidade lhe aconselha.
Uma vez atendi em meu consultório uma moça desesperada. Frequentava um terreiro há muitos anos e haviam muitas fofocas, inclusive o chefe do terreiro estava afirmando que havia um exupombagira muito ruim com ela. Essa moça morava muito longe e estava de passagem em Guaratinguetá. Na verdade, o chefe de terreiro estava atraído por ela. A moça estava confusa e cheia de medo. Começou a pensar no homem dia e noite. Eu a orientei que saísse de lá o mais rapidamente possível, porque , certamente, os guias desse chefe de terreiro deveriam estar bem longe dali... E só o que restava naquele lugar eram espíritos zombeteiros e ainda apegados demais no terreno material favorecendo as paixões cegas e desequilibradas. Algum tempo depois, essa moça me escreveu um mail e me contou que estava em outro terreiro desenvolvendo a mediunidade. E se sentia muito bem.


Existe preto velho de evolução inferior. Pode ou não ter sido escravo em vidas passadas. Geralmente, os pretos velhos são evoluídos e vem nos ensinar a experiência e a humildade.

Uma consulente chegou ao meu consultório e perguntou nervosamente:

"- Sou médium e falaram que minha pombagira está na "frente". E é meu caboclo que tem que estar na frente." - mas de onde tiraram isso?- li um livro muito bom do Mestre Arapiaga- FRANCISCO RIVAS NETO - LIÇÕES BÁSICAS DE UMBANDA. O meu exemplar é antigo. Uma amiga minha achou nos guardados dela e perguntou se eu queria. Não sei se tem edições novas, mas você pode comprar: UMBANDA , O ELO PERDIDO- do mesmo autor. E procurar na net os inúmeros Templos de Umbanda - ligados ao Mestre Arapiaga( nome espiritual de Rivas Neto que também é médico). Nos livros dele- as explicações são fáceis de entender.

Ouço muito em meu consultório também:

"- Tenho uma pombagira encostada em mim e porisso não arrumo namorado . Ela não gosta dos namorados."- Nesse caso ela não tem um guia , mas tem um ENCOSTO de um belo estrupício. E, se esse espírito vive ENCOSTADO nela para mim é um espírito obsessor. Gente, espírito é que nem a gente - só que não tem matéria. É óbvio que os inferiores podem gostar da sua companhia e ficarem por perto. Podem até não serem ruins, mas precisam de luz. E, nesse caso, converse com um chefe de terreiro para saber o que deve fazer, ok? Mas existe uma frase muito sábia : "SE VOCÊ QUER AFASTAR OS ESPÍRITOS MAUS , ATRAIA OS BONS."

Os guias são guias. Não estão na frente da gente e nem atrás. Eles estão com os médiuns de Umbanda para ajudá-los a exercer a mediunidade. Não é porque é guia de umbanda que é espírito atrasado.

Já me perguntaram:

"- Devo TRATAR da minha cigana?"- bem, nossos guias não são bichinhos de estimação que precisam ser tratados, mas cada religião tem seu ritual específico que deve ser feito e respeitado. Seja o Candomblé , Umbanda, e por aí vai.

No candomblé, há um ritual específico para os guias, os orixás.

Na umbanda também.

Lembre-se. Quando for ao terreiro procure orar , respeitar seus guias. Se você é médium de umbanda, leia sobre o assunto.

Se você gosta pode acender vela para seu guia pombagira. Mas é um ritual que deve ser feito fora de casa. Porque são guias que cuidam do nosso descarrêgo, enfim, de manter limpa a nossa casa de maus espíritos.

Vamos a um exemplo. Você pode ter vários amigos. Amigos ricos. Amigos pobres. Amigos que se vestem com requinte. Outros mais simples, até no falar, mas que são seus amigos verdadeiros.

Se você é médium de umbanda- respeite seus guias. Leia bastante. Tenha uma vida equilibrada para merecer a presença deles.

Mas tanto exu quanto baiano, preto velho, caboclo, são espíritos ocupados. Não vivem encostados nos médiuns. Não dão "surras" em médiuns. E, também, não vivem por aí desmanchando uniões . Alguns se prestam a isso, mas são espíritos mais inferiores. A custa da barganha eles trabalham em níveis mais inferiores fazendo magia para prejudicar as pessoas.



Eu não tenho o costume de acender vela para minha cigana. Faço o que minha intuição pede, mas, às vezes, acendo sim. E vela branca mesmo.

Velas para a falange cigana - são velas de magia poderosa.

Acenda nas sextas-feiras. Coloque um pires branco com uma maçã, uvas, frutas. Acenda uma vela amarela. Coloque um pires com mel e flores. Ofereça para os ciganos e peça para eles que purifiquem as frutas. Reserve uma de cada para colocar num jardim ou mata bonita depois que a vela acabar. Deixe o mel e as flores mais um pouco.

Ritual para o amor: acenda velas para as ciganas do amor.

Boa sorte!

11 comentários:

  1. ai hoje estou tao triste faz 1 ano e nove meses que minha maninha faleceu, foi tao rapido ela estava bem e em menos de uma semana ela faleceu, nao consegui me despedir dela , nao consegui ajudar ela,, como eu queria ter a oportunidade de ver ela falar com ela saber noticias dela saber como ela esta ... a saudade doi demais tem noites que passo a noite pedindo pra deus me dar um sonho com ela pra matar a saudade fico falando o nome dela pra ver se sonho com ela
    a saudade aumenta a cada dia ... porfavor me ajudem ... meu coraçao sagra com a saudade da minha irma ela se foi e levou um pedaço de mim junto...

    ResponderExcluir
  2. Marlise, reze muito. Se você acredita em velas acenda uma vela para sua maninha e peça aos guias que a ajudem a se adaptar ao plano espiritual. Sinto que ela está bem. Se você estiver muito triste ou deprimida busque ajuda. Tristeza é natural, depressão não. Depressão fica e não deixa você fazer nada. Acenda durante uma semana uma vela branca para os pretos velhos. Pela a eles que lhe dê paz e aceitação. abraços

    ResponderExcluir
  3. Sandra, primeiramente quero dizer que adorei ler suas palavras, elas vão de encontro ao que eu sempre pensei sobre os espiritos, meu marido é umbandista mas se envolveu na quimbanda por um tempo, depois disso nossa vida virou um inferno, acabei mandando ele ir embora de casa, só que eu o amo e ele me amava, mas sinto que ele não me ama mais ou por influências de feitiços acabou me deixando de lado, queria esquece-lo mas não consigo, fui tirar os buzios e nos buzios ele ainda está no meu destino, queria muito esquece-lo retomar minha vida, mas não consigo esquece-lo e nem ter paz, faço tratamento num centro mesa branca contra espiritos obsessores, me sinto mais forte, mas meu marido não sai da minha cabeça nem por um instante, estou atormentada...nossa vida sempre foi atribulada, com muitos feitiços, muita inveja...queria uma forma de limpar a minha vida e começar minha vida do zero, pois assim nem consigo ter outro parceiro, estou separada do meu marido tem 5 meses, já sai com outro homem mas foi horrivel, depois disso tentei voltar com meu marido mas ele não me quer, ele sente uma raiva de mim sem motivo...ME CHAMO SUSANA ALVES DOS SANTOS E ELE SE CHAMA MICHAEL DIOGO DA SILVA, Me ajuda? susana_alves2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra estou muito confusa e espero que vc possa me ajudar. Estava frequentando um centro de umbanda ja uns 5 anos. E as entidades de la me falaram que eu precisava me desenvolver pois meus orixas e entidades estavam bem perto de mim e precisavam trabalhar. Bom entrei p gira mais resolvi sair do terreiro. É que comecei a perceber que os mediuns um atacavam o outro, faziam demanda p os outros, riam das entidades de certos mediuns entao nao gostei de ver isoo e como a mae do terreiro nada fazia nao fui mais. Ai semana passada fui em outro terreiro era gira de baianos e o baiano la me falou que eu precisava desenvolver e minha moça levou embora meu namorado. Eu estou namorando ha 1 ano e é so brigas e percebo que ele é pertubado e que tem sim espiritos obsessores atrapalhando a vida dele mais ele nao aceita ir no centro de jeito nenhum. A gente estava se entendendo ele me fez juras de amor disse que nao iria me largar,etc..... ai no outro dia ele nao falou mais comigo assim do nada. nao atendia meus telefonemas sei la sumiu. e ai chego no centro e a entidade me fala isso. É possivel so pq nao entrei mais ´p gira minha pombagira pode ter afastado ele de mim? Me ajuda Sandra estou totalmente desorientada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo:(Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (P.F.C) de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (P.F.C) venha para MIM , afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela (P.F.C) não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publiquei porque muitas pessoas gostam de repetir essas simpatias ou frases. Tudo o que você pensa, imagina, tem força. O que vale é a intenção da sua mentalização. A fé que pode ter nesse tipo de magia.

      Excluir
    2. Publiquei porque muitas pessoas gostam de repetir essas simpatias ou frases. Tudo o que você pensa, imagina, tem força. O que vale é a intenção da sua mentalização. A fé que pode ter nesse tipo de magia.

      Excluir
    3. Publiquei porque muitas pessoas gostam de repetir essas simpatias ou frases. Tudo o que você pensa, imagina, tem força. O que vale é a intenção da sua mentalização. A fé que pode ter nesse tipo de magia. No entanto,o amor predestinado é natural, espontâneo. A amarração pode até dar certo, mas tudo que é forçado não pode durar muito tempo.

      Excluir
    4. Publiquei porque muitas pessoas gostam de repetir essas simpatias ou frases. Tudo o que você pensa, imagina, tem força. O que vale é a intenção da sua mentalização. A fé que pode ter nesse tipo de magia. No entanto,o amor predestinado é natural, espontâneo. A amarração pode até dar certo, mas tudo que é forçado não pode durar muito tempo.

      Excluir
  6. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo:(Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (P.F.C) de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (P.F.C) venha para MIM , afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela (P.F.C) não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá

    ResponderExcluir
  7. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo:(Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (P.F.C) de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (P.F.C) venha para MIM , afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela (P.F.C) não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá

    ResponderExcluir