Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Os alegres baianos - guias de umbanda



A Umbanda possui três linhas:

  • pai velho- experiência, fim.
  • caboclo- marca a juventude, a força, o meio.
  • criança- inocência, alegria, o início.
As crianças que baixam na Umbanda nem sempre são espíritos que desencarnaram precocemente. Podem ser espíritos que moldam seu períspirito para ter essa formação e nos ensinar a alegria.
Aliás, as crianças são espíritos eternos que já viveram muitas e muitas vidas. Só que no período infantil o espírito fica limitado. É uma fase importante em que recebe melhor a orientação dos pais e da família.
As crianças da Umbanda tem que ter um certo preparo para baixar num terreiro. Um dia, explicarei melhor .

Os baianos - são falanges distintas. Falam com sotaque carregado, andam de modo curioso e são alegres. Alguns terreiros costumam trabalhar com essas falanges. Outros não. Mas nem sempre são espíritos que já reencarnaram na Terra e nasceram na Bahia. Nem sempre.

O meu guia baiano se chama José da Praia. Ele já contou como foi a vida dele . Disse que morou na Bahia e morreu cedo de tanto beber.

Gente, me deu até batedeira.. enquanto escrevia esse texto... ouvi um estouro horrível lá fora e algo aconteceu. Hoje,nem fui ao terreiro, porque choveu granizo. Estava sem carro e minha rua parecia um riacho...Como tem chovido! Muito volume de água... pra pouco tempo. Isso assusta! Agora, esse estouro.... não foi trovão...

Bem, voltando aos baianos ... Gosto muito da energia deles, pelo menos a do meu guia é bem leve . Suas orientações são positivas. Uma vez ele falou para uma amiga minha que arrumaria um emprego pra ela em uma semana. Sete dias depois , ela estava empregada.

Sim, os guias podem ajudar a procurar emprego, a arrumar amor... mas tudo rege uma hierarquia e tem o livre arbítrio da pessoa , merecimento.Se a pessoa não faz por merecer, não corre atrás das suas coisas, nem Cristo baixando na Terra... consegue.

Precisamos nos ajudar para que os guias consigam nos ajudar também.Linha de baianos, linha de marinheiros.Isso é Brasil, não?

Os espíritos da Umbanda são reconhecidos por seus pontos, falanges, como aparecem, como incorporam.As falanges da Umbanda podem ser demonstradas como um batalhão de soldados. Cada um em sua hierarquia correspondente.

É assim no mundo espiritual também.

Vamos supor que você peça algo diretamente ao Cristo Jesus! Ele é ESPÍRITO DE LUZ. Seu períspirito não é mais humano. Não dá para explicar aonde está Jesus, porque ELE é! ELE está em todos os lugares. Sim , você pode conseguir o que você pede. O Mestre envia missionários para ajudar a todos.
Você chamaria a Presidenta Dilma( ela gosta mais de ser chamada assim) lá em Brasília para ver um buraco no meio da sua rua?
Escreveria uma carta para ela para reclamar que não recolheram o lixo no seu bairro? Claro que não! É seu direito como brasileiro de requerer até uma audiência com ela e reclamar ou pedir o que quiser para sua comunidade , estado ou bairro. Mas como a Presidenta tem sua agenda , é óbvio que ela vai delegar funções para seus assessores. E, por esse motivo, elegemos deputados, senadores, prefeitos, para tratarem de nossos interesses.

Na Espiritualidade também é assim: organização, hierarquias, planos e falanges específicas.

Quando saio do terreiro observo o que os médiuns comentam sobre a incorporação dessa falange. Os médiuns sempre comentam que eles são alegres, espontâneos. A gente fica mais leve depois.São alegres, mas não de uma alegria irresponsável.
Ah, outra coisa. Alguns baianos gostam de beber alguma coisa, mas o meu guia não bebe nada.
Aliás, não sou muito a favor de guia encher a cara!!!!!!!!! Por que um guia que baixa na Terra para ajudar as pessoas haveria de se embebedar até cair? Sei lá. Acho estranho. E o que é interessante é que quando esses guias vão embora, o médium não fica bêbado. José da Praia fuma , mas eu não fumo.. Se eu acender um cigarro agora fico tontinha. Mas quando ele sobe olho a carteira ... está quase vazia... Se eu comentar esse detalhe com um espírita .. vai dizer que o espírito é terra a terra, que é inferior, porque fuma.. .e blá , blá, blá... Bem, cada espírito tem seu histórico na espiritualidade. Alguns ainda são muito apegados a Terra, mas há devemos pesquisar, observar, analisar para não agirmos sob a ilusória ótica do preconceito ou da ignorância.

O papo está bom, mas é hora de dormir...

Noite passada sonhei que passeava com minha mãe e chegávamos a uma praia. Graças a Deus, o mar estava manso e bonito. Sonhar com mar, praia, tem tudo a ver com o nosso lado feminino, mãe, receptividade, Yemanjá. O mar estava calmo. Da última vez, que sonhei com uma onde enorme, e uma cratera aberta e pessoas gritando dois dias depois, houve o terremoto no Japão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário